quinta-feira , abril 3 2025
Foto site Helder Lazarotto oficial

O Futuro da Política em Colombo: Helder Lazarotto e as Novas Estratégias de Poder

O jogo pelo poder em Colombo, não terá mais a mesma fotografia de anos atrás, a derrota de Beti Pavin para Helder Lazarotto, reeleito prefeito, e pela diferença de votos com que perdeu, não deixa mais nenhuma dúvida: a emblemática política não deverá disputar mais nada a partir de agora, vai para o merecido Retiro dos Artistas, é certo que continuará influenciando boa parte do eleitorado por um bom tempo, e pelo simbolismo que representa para história política do município.

A partir de janeiro, o cenário político começa a definir o novo status quo da política colombense. O prefeito reeleito de uma forma histórica, e tendo feito a maioria esmagadora na Câmara Municipal, terá tudo e todos para criar dentro dessa perspectiva uma nova configuração para os próximos pleitos eleitorais, seja local ou estadual.

Em 2026, teremos eleição para governador, deputados estaduais e federais, senador e Presidente da República, e é aqui que fica a grande indagação: Hélder Lazarotto deixará a prefeitura e concorrerá a uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal? apoio e condições para isso não lhe falta, resta saber se o núcleo duro do poder que o cerca tem a mesma opinião e planos para isso.

Com Ratinho Junior, que disse que não concorrerá ao senado, e sim, a presidente ou vice-presidente, é bem provável que dessa vez, Colombo tenha um representante na Assembleia Legislativa de novo, e até um representante na Câmara Federal, mas o candidato mais forte para isso talvez não seja o prefeito, se assim ele quiser, nós temos muitas lideranças no município, do setor empresarial e político que poderão encarar essa batalha, só que Helder Lazarotto pode lançar mão de uma estratégia, para manter sua liderança a frente de tudo, como por exemplo, lançar o seu filho Evandro Lazarotto como candidato a deputado estadual, isso já vem sendo aventado há algum tempo, poderia lançar alguma outra liderança para deputado federal. É difícil tirar da boca de algum dos seus interlocutores alguma opinião sobre os processos eleitorais que estão por vir, mas uma coisa é certa, com a vitória desse ano, e se não fizer bobagem, o grupo deverá permanecer dominando a política local por um bom tempo, e a competência para isso é que não falta dentro da gestão, que apesar de questionada por muitos, por mim inclusive, aprendeu a ganhar partidas, e não será fácil arrancar a soberania do poder político de Colombo por alguns anos.

Na Câmara Municipal as esperanças de que lideranças novas surjam estão depositadas em nomes, que se não fizerem um jogo de interesses somente a favor do executivo, poderão criar uma nova face para as próximas gerações, Élcio do Aviário, Maicon Martins, Ademar Costa, Wagner Brandão e Renato da Farmácia, sem contar o fator surpresa que é o jovem Zé Arcie, o certo é que se souberem fazer o dever e a lição do verdadeiro vereador, deverão construir um caminho promissor para 2028.

Eis tudo

Compartilhe

Sobre Elias Gláucio

Avatar photo
Elias Gláucio é um jornalista e ativista político atuante desde 1979 em Colombo. Com vasta experiência em diversos jornais, ele se destacou por sua atuação em temas sociais e políticos, contribuindo significativamente para a informação e conscientização da população. Além de sua trajetória jornalística, Elias é autor de vários livros que refletem seu compromisso com a cultura e a cidadania. Ele também exerceu o cargo de Secretário de Comunicação, onde ampliou sua influência na promoção da transparência e do diálogo entre a administração pública e os cidadãos. Sua dedicação e paixão pela justiça social fazem dele uma figura respeitada na comunidade. Ele é colunista de opinião aqui em nosso portal.

Verifique Também

A Ética no Jornalismo: O Pilar que Sustenta a Confiança do Público

No universo do jornalismo, onde os interesses podem tentar moldar narrativas e silenciar verdades, um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *