sábado , dezembro 28 2024

A Teocracia e a Secretaria de Cultura e Esportes

Faltando um pouco mais de um mês e meio para se iniciar a nova gestão do prefeito Hélder Lazarotto e do vice Paulo Coradin, parece que a grande questão ainda a ser resolvida é o comando da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Juventude, hoje sob o comando de Michel Ceccon.

O que mais causa espanto é o seguinte: em reunião realizada com ativistas e artistas culturais de Colombo, cuja pasta da cultura é comandada por Marinei Vidolin, ficou determinado que a pasta da cultura seria desvinculada do esporte. Cogitou-se até que a nova pasta, denominada Cultura e Juventude, teria como secretária a própria Marinei Vidolin, com o DJ Dex na Juventude e com possibilidade de incluir nesse mesmo órgão a pasta da Igualdade Racial, uma proposta do vereador Anderson Prego, do PT.

As últimas informações não oficiais indicam que a tão esperada separação das pastas não seria realizada no início do governo e que o vereador reeleito, Rodrigo Coradin, não aceitou ser o secretário da atual pasta, pois exigia que a Secretaria de Esportes fosse comandada por ele com “porteira fechada”, ou seja, ele nomearia todos os cargos de diretoria e seções do órgão.

Como não houve acordo, a proposta agora é pelo retorno do ex-secretário e vereador eleito, Ratinho de Colombo, para ocupar o cargo que foi seu durante dois anos. Dessa forma, Michel Ceccon voltaria para o cargo de diretor de esportes, e Marinei Vidolin continuaria no comando da Cultura.

Existem, nesse contexto, três fatos que chamam a atenção e determinam como deve ser a nova fase e o novo mandato da atual administração:

  1. Dois pastores evangélicos, que eram vereadores e não se reelegeram, estão pressionando o Executivo para ocupar um assento na Câmara de Vereadores, e isso exige o remanejamento de vereadores eleitos para secretarias do Executivo. Ratinho de Colombo, segundo fontes, já teria aceitado.
  2. O caso mais grave é a não desvinculação do Departamento de Cultura da atual pasta.
  3. E o terceiro caso, ainda mais surreal: uma possível interferência de setores evangélicos visando à posse de dois suplentes de vereadores para suprir a carência de representantes das igrejas de Colombo no Legislativo, o que configura um município mais conservador e teocrático do que nunca.

O que vai acontecer com o esporte? A tendência é que a Secretaria de Esportes se torne um “puxadinho” da Liga de Futebol, ou vice-versa. Do lado da Cultura, fica claro que a atual diretora não tem posicionamento político e de comando para confrontar o Executivo, e tudo o que se esperava dela, infelizmente, para os artistas de Colombo. As verbas da Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo já servem para que o município tenha um calendário de eventos e mais nada.

Essas informações não são oficiais; são apenas fontes ligadas à política local que nos mantêm informados. Ficamos à espera das informações oficiais do Executivo.

Enquanto isso, o melhor secretário de Esportes de Colombo de toda a história, Paulo César Cardoso, é ignorado pelos políticos — uma lástima total.

#oremos

 

> O Artigo não expressa necessariamente a opinião desse blog (Periódico)

Compartilhe

Sobre Elias Gláucio

Avatar photo
Elias Gláucio é um jornalista e ativista político atuante desde 1979 em Colombo. Com vasta experiência em diversos jornais, ele se destacou por sua atuação em temas sociais e políticos, contribuindo significativamente para a informação e conscientização da população. Além de sua trajetória jornalística, Elias é autor de vários livros que refletem seu compromisso com a cultura e a cidadania. Ele também exerceu o cargo de Secretário de Comunicação, onde ampliou sua influência na promoção da transparência e do diálogo entre a administração pública e os cidadãos. Sua dedicação e paixão pela justiça social fazem dele uma figura respeitada na comunidade. Ele é colunista de opinião aqui em nosso portal.

Verifique Também

A Ética no Jornalismo: O Pilar que Sustenta a Confiança do Público

No universo do jornalismo, onde os interesses podem tentar moldar narrativas e silenciar verdades, um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *