sábado , dezembro 28 2024

Eduardo Pimentel é o novo prefeito de Curitiba

Depois de um primeiro turno com poucas dificuldades para conquistar uma vaga no segundo turno, o candidato do PSD a prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel, foi eleito hoje o novo prefeito da capital paranaense ao derrotar a grande surpresa da eleição, a jornalista Cristina Graeml, candidata do PMB.

Se no início das eleições as tendências de segundo turno apontavam para uma disputa entre Eduardo Pimentel contra Luciano Ducci (PSB) ou  Ney Leprevost (União Brasil), Cristina Graeml acabou surpreendendo e ganhando a vaga nessa reta final de eleição fazendo uma campanha sem fundo partidário, sem tempo eleitoral, sem fundo eleitoral, apenas com a participação em um debate e focando sua campanha nas redes sociais, no melhor estilo bolsonarista que é, e entrou para a disputa no segundo turno sem nada a perder, conquistou muitas adesões e chegou a estar empatado tecnicamente em muitas pesquisas com o candidato do governador Ratinho Junior e do prefeito Rafael Greca. Na reta final, depois de uma série de denúncias contra seu vice-prefeito Jairo Ferreira, e vários casos terem vindo à tona sobre declarações polêmicas da candidata, principalmente no tocante à saúde, transporte coletivo e sua vida pessoal.

Na última pesquisa realizada na véspera da eleição Eduardo Pimentel já tinha se desgarrado da sua adversária uma vantagem de quase 10 pontos, apuração de hoje deu a vitória ao atual vice-prefeito de Curitiba e ex-secretário de desenvolvimento urbano do governo do Paraná, uma vitória que mantém por mais quatro anos no poder o grupo de Rafael Greca, o que dá para Ratinho Junior um potencial extraordinário para se fixar com o possível candidato da direita na eleição presidencial 2026, seu governo foram eleitos mais de 167 prefeitos no Paraná do PSD seu partido.

Eduardo ganhou por uma margem superior a 15%.

Em Londrina o segundo turno foi disputado entre Tiago do Amaral, 55 (PSD) e Professora Maria Tereza, 11 (PP) e o resultado final por uma margem superior a 13% apontou a vitória de Tiago Amaral.

Em Ponta Grossa no segundo turno foi disputado entre as candidatas  Elizabeth Schmidt, 44 (UNIÃO ) e Mabel Canto, 45 (PSDB), e o resultado final apontou a vitória de Elizabeth Schmidt.

Confira os outros resultados pelo país nas principais capitais.
Em Mato Grosso o Segundo turno foi disputado entre Abílio, 22 (PL) e Lúdio, 13 (PT), e o resultado final apontou a vitória de Abílio.

Em Manaus vitória de David Almeida, 70 (AVANTE) em cima do Capitão Alberto Neto, 22 (PL).

Em João Pessoa vitória de Cicero Lucena, 11 (PP) em cima do Marcelo Queiroga, 22 (PL).

Em Porto Velho vitória de Léo, 20 (PODEMOS) em cima da Mariana Carvalho, 44 (UNIÂO).

 

Compartilhe

Sobre Elias Gláucio

Avatar photo
Elias Gláucio é um jornalista e ativista político atuante desde 1979 em Colombo. Com vasta experiência em diversos jornais, ele se destacou por sua atuação em temas sociais e políticos, contribuindo significativamente para a informação e conscientização da população. Além de sua trajetória jornalística, Elias é autor de vários livros que refletem seu compromisso com a cultura e a cidadania. Ele também exerceu o cargo de Secretário de Comunicação, onde ampliou sua influência na promoção da transparência e do diálogo entre a administração pública e os cidadãos. Sua dedicação e paixão pela justiça social fazem dele uma figura respeitada na comunidade. Ele é colunista de opinião aqui em nosso portal.

Verifique Também

A Ética no Jornalismo: O Pilar que Sustenta a Confiança do Público

No universo do jornalismo, onde os interesses podem tentar moldar narrativas e silenciar verdades, um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *